Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças | formação (CCPFC) | cafés filosóficos | mediação cultural e filosófica | clubes de leitura | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças | formação (CCPFC) | cafés filosóficos | mediação cultural e filosófica | clubes de leitura | filosofia, literatura e infância

13 de Fevereiro, 2022

criatividade, brincadeira e comunidades criativas

joana rita sousa

quotes_filocriatividade.png

o livro Criatividade, de John Cleese é uma boa porta de entrada para quem quer saber mais sobre processos criativos. gostaria de destacar uma passagem na qual o autor fala de brincar e do envolvimento infantil na resolução de problemas. 

já observou um grupo de crianças a brincar? ou uma criança a brincar sozinha? há um lado muito espontâneo e exploratório nas brincadeiras e como refere Cleese, as crianças "não procuram evitar os erros. não seguem regras." temos a sensação que as suas brincadeiras não servem qualquer propósito, não têm finalidade. do ponto de vista da pessoa adulta, há alguma dificuldade em atender ao processo, pois estamos constantemente à procura dos resultados. 

Os adultos criativos, no entanto, não se esquecem de brincar. (p. 50)

a resolução infantil de problemas envolve curiosidade, brincar, envolvimento no processo e exploração. parece simples - e é, o que não significa que não exija algum esforço, alguma prática diária. 

Michael Atavar, Edward de Bono, Angélica Sátiro são pessoas que têm trabalhado este tema e têm livros com inúmeros exercícios de criatividade. 

uma vez que é difícil encontrar ou definir espaços e tempos exclusivos para o treino de criatividade (e isso faz toda a diferença) resolvi criar as Comunidades Criativas #filocri.

do que se trata? são grupos pessoas que se juntam 2x por mês para treinar exercícios de pensamento criativo. 

pretende-se que seja uma comunidade intergeracional, por isso não há uma faixa etária no chamado público-alvo. o público são pessoas que estejam disponíveis para treinar criatividade com outras pessoas (conhecidas ou desconhecidas), que tenham acesso a um computador e internet.

a participação nas Comunidades Criativas [online] pode ser uma actividade desenvolvida em família - a minha única questão com a idade prende-se com a autonomia das crianças perante um computador. assim, diria que crianças a partir dos 7 anos poderão participar de forma autónoma e que crianças mais novas podem participar na companhia de uma pessoa adulta. 

o grupo pode variar de encontro para encontro e poderá inscrever-se somente uma vez, numa data e hora à sua escolha. 

para saber mais sobre as Comunidades Criativas #filocri, contacte-me através deste formulário

 

se gostaria de usufruir destas Comunidades Criativas #filocri em formato presencial, entre em contacto comigo. estou disponível para desenvolver estas Comunidades em espaços como bibliotecas municipais, centros de estudo ou associações culturais.