conferências em regime híbrido: desafios e soluções
- experiência durante a #SOPHIAnetwork2023
depois da pandemia
as conferências híbridas vieram para ficar - e ainda bem. para quem participa torna-se mais acessível financeiramente evitando despesas de alojamento e de viagem.
para quem organiza... bom, nesse caso há algum trabalho a ter em conta, bem como questões logísticas. a organização tem de garantir uma boa conexão de internet, o acesso a uma conta "pro" de plataformas como o zoom, garantir que na sala há equipamento que permita captar e emitir som de quem está na sala e de quem está na plataforma. exige um pouco mais do que simplesmente ter um computador na sala. durante o evento importar gerir as questões de som e de imagem e por vezes ajudar quem está à distância com alguma questão técnica.
dinamizar um workshop em formato híbrido
anualmente, a SOPHIA Network organiza um encontro de pesquisa e de prática em torno da filosofia para / com crianças e jovens.
as equipas que organizaram os encontros nos últimos anos tiveram de se adaptar ao regime 100% online e ao regime híbrido.
eu e o Pieter Mostert apresentámos uma proposta de oficina e quando o fizemos já sabíamos que apenas um de nós ia estar na cidade de Cracóvia, lugar onde acontecia o encontro. uma vez que íamos falar de um tópico que nos tem acompanhado nos últimos meses não estávamos preocupados com a oficina em si: haveríamos de encontrar uma solução até saber se a proposta tinha sido aceite ou não.
a proposta foi aprovada - e agora?
bom, desenhámos o alinhamento da oficina, partilhamos o rascunho de uma apresentação em ppt / pdf: precisávamos manter o foco dos grupos (na sala e no zoom) e seguir uma apresentação com poucas frases em casa página pareceu-nos uma boa opção.
"e o momento do diálogo?"
tendo em conta que íamos ter participantes na sala e no zoom pareceu-nos uma boa opção fazer dois diálogos em simultâneo.
no final cada grupo partilhou as ideias principais, uma pergunta ou outro aspecto relevante do diálogo.
a experiência foi acompanhada pela equipa da organização e correu sem atropelos.
tanto eu como o Pieter temos algo novo a contar um ao outro sobre os diálogos que cada um de nós orientou e isso também nos enriquece.
📷 Tugce (via twitter)