Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

26 de Janeiro, 2025

Como manter a atenção das crianças e dos jovens

joana rita sousa / filocriatividade

manter a atenção das crianças e dos jovens

Numa formação, perante a pergunta: Como manter a atenção das crianças e dos jovens? avancei com a seguinte resposta: "Bom, essa pergunta exige uma resposta complexa e há muitos factores a considerar. Porém, avanço já com uma sugestão: pense na técnica pomodoro, que nos convida a dividir uma tarefa em pequenos blocos de tempo. Quando estiver a planear a aula, contemple pequenos blocos de tempo com pausas entre si."

Estas pausas podem implicar uma mudança de registo em termos de suporte da aula. Exemplo: "estive a falar sobre a matéria X, agora vamos ver um vídeo que fala sobre isto. Estamos preparados? Vou apagar a luz e descer os estores para podermos assistir ao vídeo." 

Outra forma de fazer uma pausa passa por pedir às pessoas que assumam outro lugar na sala; para tal pode variar entre o trabalho em grande grupo e o trabalho em pequenos grupos.

Não podemos iludir-nos: é difícil, tanto para uma criança como para uma pessoa adulta, manter a atenção durante 45 minutos. Vamos olhar para o lado e ver algo mais interessante. Ou simplesmente vai surgir uma ideia na minha cabeça que me vai fazer desviar a atenção. 

Já reparou que as TED talks têm, no máximo, 18 minutos? Pois é, lembro-me bem dessa regra quando estava a preparar a minha TEDxTalk. Há estudos que referem os 18 minutos como o tempo adequado para apresentar algo com propriedade sem perder a atenção da plateia. 

 

*

 

Estudos/artigos disponíveis sobre a temática:

// Attention span during lectures: 8 seconds, 10 minutes, or more?, Neil A. Bradury

// Are Students’ Attention Spans Shrinking?, Bo Brusco

// 7 Ways to Increase a Student’s Attention Span, David Reeves

// Energy and Calm: Brain Breaks and Focused-Attention Practices, Lori Desautels

// Using deliberate mistakes to heighten student Using deliberate mistakes to heighten student attention, Abey P. Philip  e Dawn Bennett 

 

⚠️ novo livro: Como desenvolver o pensamento crítico das crianças - Parar, Pensar, Escutar, Dialogar