Como manter a atenção das crianças e dos jovens
Numa formação, perante a pergunta: Como manter a atenção das crianças e dos jovens? avancei com a seguinte resposta: "Bom, essa pergunta exige uma resposta complexa e há muitos factores a considerar. Porém, avanço já com uma sugestão: pense na técnica pomodoro, que nos convida a dividir uma tarefa em pequenos blocos de tempo. Quando estiver a planear a aula, contemple pequenos blocos de tempo com pausas entre si."
Estas pausas podem implicar uma mudança de registo em termos de suporte da aula. Exemplo: "estive a falar sobre a matéria X, agora vamos ver um vídeo que fala sobre isto. Estamos preparados? Vou apagar a luz e descer os estores para podermos assistir ao vídeo."
Outra forma de fazer uma pausa passa por pedir às pessoas que assumam outro lugar na sala; para tal pode variar entre o trabalho em grande grupo e o trabalho em pequenos grupos.
Não podemos iludir-nos: é difícil, tanto para uma criança como para uma pessoa adulta, manter a atenção durante 45 minutos. Vamos olhar para o lado e ver algo mais interessante. Ou simplesmente vai surgir uma ideia na minha cabeça que me vai fazer desviar a atenção.
Já reparou que as TED talks têm, no máximo, 18 minutos? Pois é, lembro-me bem dessa regra quando estava a preparar a minha TEDxTalk. Há estudos que referem os 18 minutos como o tempo adequado para apresentar algo com propriedade sem perder a atenção da plateia.
*
Estudos/artigos disponíveis sobre a temática:
// Attention span during lectures: 8 seconds, 10 minutes, or more?, Neil A. Bradury
// Are Students’ Attention Spans Shrinking?, Bo Brusco
// 7 Ways to Increase a Student’s Attention Span, David Reeves
// Energy and Calm: Brain Breaks and Focused-Attention Practices, Lori Desautels
// Using deliberate mistakes to heighten student Using deliberate mistakes to heighten student attention, Abey P. Philip e Dawn Bennett
⚠️ novo livro: Como desenvolver o pensamento crítico das crianças - Parar, Pensar, Escutar, Dialogar