como iniciar um diálogo sobre perfeição?
algumas sugestões para provocar um diálogo sobre perfeição:
- a partir de um desenho
divida o grupo de trabalho em dois. ao grupo A peça para desenhar algo perfeito. ao grupo B peça para desenhar algo imperfeito.
dê um tempo para o desenho e no final do tempo inicie um diálogo onde irão comparar os desenhos perfeitos e imperfeitos, apurando os critérios de perfeição ou de imperfeição presentes nos desenhos.
pode pedir a um elemento do grupo para sugerir a alteração de um dos desenhos perfeitos para o grupo dos imperfeitos, e vice-versa.
- a partir de imagens
faça uma pesquisa no google por imagens de esculturas, pinturas, paisagens. procure diversidade e tensão entre as imagens para arrumar no grupo dos perfeitos ou dos imperfeitos.
no processo de "arrumação" solicite as razões para a mesma, extraindo os critérios de perfeição e de imperfeição.
- a partir de palavras ou de imagens
procure imagens (ou escreva estas palavras em papéis ou cartões):
- um cão de três pernas
- um cão de quatro pernas
- um caixote do lixo
- uma escultura feita de lixo (ver exemplos do Bordalo II)
- uma paisagem de pôr-do-sol
- uma paisagem de guerra
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diz-me a experiência que com as crianças mais novas julgo que a opção por imagem / desenho tem como efeito envolver muito o grupo no exercício. com adolescentes e adultos tendo a optar por usar palavra escrita.
adapte o exercício e se o realizar aí em casa ou na sua sala de aula, partilhe nos comentários.
se quiser conhecer um pouco mais sobre a minha forma de trabalhar no âmbito da filosofia para crianças, considere inscrever-se nesta acção de formação em parceria com a Bertrand Livreiros.