Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

09 de Agosto, 2023

celebração dos 100 anos de Matthew Lipman

joana rita sousa / filocriatividade

 

image001.jpg

Cheguei tarde a Lipman, o pioneiro

O meu encontro com o programa Filosofia para Crianças de Lipman e Sharp foi tardio. Antes de conhecer os materiais que fazem parte desse programa e alguns dos textos chave de Lipman (A filosofia vai à escola, Thinking in education), conheci outras propostas e materiais.

As minhas primeiras formações na área aconteceram com o Institut de Pratiques Philosophiques (Oscar Brenifier) e com Celeste Machado (na altura, via APAEF). Os livros da colecção de Oscar Brenifier da Editora Dinalivro foram os primeiros recursos que me acompanharam nas oficinas de filosofia.

Recordo-me de numa formação ter proposto uma oficina de filosofia a partir de um excerto do Principezinho; na altura, as pessoas formadoras alertaram que a filosofia para crianças para ser filosofia para crianças tem de ter os materiais Lipman como referência. Ouvi a observação, mas não a coloquei em prática.

Nos dias de hoje e tendo em conta a variedade de aproximações à filosofia para / com crianças, à diversidade de pontos de vista, à quantidade de recursos e propostas para pensar; tendo em conta o percurso da filosofia para / com crianças e o seu estatuto actual de área filosófica, não tem qualquer sentido dizer "se não estás a trabalhar Lipman, então isso não é filosofia para crianças."

 

Eu e Lipman 

Nos últimos anos tenho lido mais Lipman do que propriamente no início do meu trabalho na área da filosofia para / com crianças e jovens. Ainda bem que o estou a fazer, pois tem sido enriquecedor e provocador aprender mais sobre os fundamentos do programa criado por Lipman.

Recomendo muito que se leiam as suas obras, embora as suas novelas filosóficas não sejam algo ao qual recorro, por exigirem que se adopte o livro durante algum tempo, pelo facto de não apresentarem ilustrações (sou enviesada e aprecio muito os livros ilustrados). Já os manuais de apoio ao professor podem ser bastante inspiradores para quem quer criar jogos ou provocações filosóficas para diálogos filosóficos. 

 

Celebrar Lipman, a sua vida e o seu trabalho

📌 A 23 de Agosto de 2023 assinalam-se os 100 anos do nascimento de Matthew Lipman, uma figura incontornável no movimento que hoje se conhece como filosofia para / com crianças e jovens.

📌 O NEFI - Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - irá assinalar a data com um evento online agendado para 24 de Agosto (às 14h de Lisboa).

📌 Nesse dia a editora NEFI irá apresentar a edição bilingue (PT/ES) da autobiografia de Lipman que ficará disponível gratuitamente.

ℹ️ no canal youtube NEFI - UERJ

ℹ️ 24 de Agosto (10h Rio de Janeiro / 13h Açores / 14h Lisboa)