Até quando é sustentável dialogar sobre sustentabilidade?
Um dos temas abordados nas oficinas #filocriatividade, de forma directa ou indirecta, é o tema da sustentabilidade. Está presente quando falamos de futuro, de escolhas ou de dilemas éticos.
Nas oficinas "No futuro haverá maçãs falantes?" a questão da sustentabilidade é imediata. De que futuro estamos a falar? Como será esse futuro? E se no futuro não houver futuro?
Acresce que quando estamos a imaginar maçãs falantes surgem interrogações mais específicas: "No futuro ainda dá para plantar e semear?" ou "Como é que as maçãs lidam com a poluição?"
As escolhas quotidianas dizem muito sobre a forma como encaramos a sustentabilidade: aceitamos mais um saco de pano de oferta quando já temos duas mãos cheias de sacos lá em casa?
Quando me preparo para oficinas que tratam especificamente sobre a temática da sustentabilidade procuro desenhar um mapa mental com palavras ou ideias que associamos a sustentabilidade. Eis um exemplo:
Este mapa mental não esgota a temática da sustentabilidade e mesmo assim proporciona várias pistas de exploração da temática que podem ser abordadas com crianças ou jovens de diferentes idades e anos de escolaridade, em diferentes conteúdos programáticos.