(a)riscar-se na filosofia, (a)colhendo infâncias
um livro e uma homenagem a Gabriela Castro
no dia 17 de junho há festa na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, em Vila Franca do Campo - São Miguel, Açores. o mestrado da UAc homenageia a Prof.ª Doutora Gabriela Castro, pioneira da filosofia para / com crianças nos Açores e uma referência incontornável na história da filosofia para / com crianças em Portugal.
durante o meu percurso de investigação e de prática nesta área teve vários encontros com a Gabriela Castro, bem como com Magda Costa Carvalho e Berta Miúdo Pimentel que, em conjunto, criaram um projecto de seu nome CRIA, no arquipélago dos Açores.
o encontro mais feliz de todos foi no mestrado da Universidade dos Açores onde tive o privilégio de ter a sua companhia na orientação da dissertação de mestrado. foi uma dissertação feliz, pois contei com a orientação de Gabriela Castro e de Celeste Machado.
com o apoio de ambas tive oportunidade de defender aquela que é a primeira dissertação do mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores.
sem a ajuda da Professora Gabriela Castro sei que não teria conseguido fazer parte deste momento histórico da filosofia para / com crianças em Portugal. pensei em desistir e a sua persistência, humor e dedicação foram fulcrais para manter o foco e levar o projecto até ao fim.
quando se homenageia alguém que é importante para nós, parece quase inevitável falar de nós e da forma como a pessoa homenageada teve influência na nossa vida. perdoem-me, pois, por voltar a mim, várias vezes, neste texto.
estou muito contente com esta homenagem e por poder fazer parte de um pedacinho do percurso do mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores que não existiria sem a postura visionária de Gabriela Castro.
a Professora Gabriela Castro é um pilar de rigor e de criatividade, de atenção à estética e à ética - e tem um sentido de humor que é qualquer coisa.