argumento, premissa, conclusão e exemplo
"Os alunos sustentam a argumentação com exemplos e não dão argumentos", dizia uma professora numa formação.
Nas aulas de Português treina-se a argumentação e trabalha-se o texto de opinião. Importa deixar bem claro o que siginifica argumentar, o que compõe um argumento e para que serve um exemplo no meio de tudo isso.
"De acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, "as competências na área do Pensamento Crítico requerem observar, identificar [e interpretar], analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas [ou proposições (informações, dados, ou conteúdos que servem de base a um raciocínio) e variáveis. (...) Os alunos observam, analisam e discutem ideias, processos ou produtos centrando-se em evidências (Martins et al., 2017, p. 24)".
via Lopes, J. P. e Silva H. S. Pensamento Crítico e Criativo, pp. 109-110
O processo de argumentação pode ser entendido como um actividade na qual temos a oportunidade de apresentar ideias distintas e de as confrontar entre si.
Nesse processo temos a oportunidade de identificar a ideia principal que defendemos e a(s) ideia(s) secundária(s) que a suportam (ou seja, o argumento em si mesmo), de ilustrar as nossas ideias com exemplos, de contemplar possíveis refutações e considerar hipóteses de respostas a objecções.
O argumento é composto por uma conclusão (a ideia principal que defendemos) e uma ou mais premissas que suportam a conclusão (a ideia ou as ideias secundárias). Imagine que o argumento é uma casa, que a conclusão é o telhado e que a premissa ou premissas são a estrutura onde assenta o telhado:
Se não houver premissa ou premissas, o telhado não se aguenta e cai. Não há argumento. Mesmo que haja exemplos.
O exemplo é uma ilustração das nossas ideias. Ajuda-nos a tornar mais claro o que estamos a dizer e aproxima uma ideia abstracta do concreto.
Passo a exemplificar (sim, vou dar um exemplo do que é um exemplo):
A filosofia para/com crianças é importante, pois permite a prática do diálogo, bem como criar um ambiente onde professores e alunos podem pensar colaborativamente. Um exemplo desse ambiente é aquele que encontrei na turma X. Nessa turma, tanto os alunos como os professores, perguntavam e arriscavam respostas sobre a ideia "eliminar a comida de origem animal das cantinas das escolas." Tanto os professores como os alunos apresentaram dúvidas sobre elementos mais científicos do problema, como a necessidade de proteína diária para um ser humano.
Conclusão: A filosofia para/com crianças é importante
Premissa 1: permite a prática do diálogo
Premissa 2: (permite) criar um ambiente onde professores e alunos podem pensar colaborativamente
Exemplo da premissa 2: Nessa turma, tanto os alunos como os professores, perguntavam e arriscavam respostas sobre a ideia "eliminar a comida de origem animal das cantinas das escolas." Tanto os professores como os alunos apresentaram dúvidas sobre elementos mais científicos do problema, como a necessidade de proteína diária para um ser humano.
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📷 Bárbara Monteiro, Oeiras Ignição Gerador 2024
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