Aplicação do Jogo de Lógica de Lewis Carroll para promover a Lógica na Filosofia
A lógica é uma das unidades mais difíceis de ensinar do currículo de filosofia do ensino secundário em Portugal. Isto acontece devido à natureza abstrata do assunto e ao modo como este facto dificulta a adesão dos alunos ao tema. No entanto, questões meta-teóricas aumentam a sua dificuldade tanto para os alunos como para os professores. As questões como o pluralismo lógico, o problema da relação entre uma lógica e sua justificação, a reflexão sobre a possibilidade de revisão dos procedimentos lógicos e a forma como a lógica está na base do que legitima o raciocínio como racional, podem atormentar a sala de aula sem nunca serem abordadas diretamente.
Lewis Carroll é uma figura-chave na história da lógica, cujos contributos podem amplificar estratégias pedagógicas. NoThe Game of Logic(1886), Lewis Carroll mostra como através de um jogo é possível promover a prática de exercícios lógicos com menos resistência. O objetivo ambicioso é aumentar as ferramentas pedagógicas lógicas acessíveis tanto a professores como a alunos. Em primeiro lugar, o jogo pode ser usado e aplicado fora da sala de aula, dando aos alunos uma maneira de ver o uso efetivo da lógica na vida real e, em segundo lugar, dá aos professores a oportunidade de fornecer um resumo do quadro histórico do desenvolvimento da lógica. O jogo de Carroll pode ainda ser usado noutros contextos para testar a argumentação em diferentes unidades temáticas do currículo, como no problema da indução de Hume ou no argumento cosmológico de São Tomás de Aquino, com o intuito de identificar a sua estrutura formal.
Concluímos reforçando a qualidade luminosa da lógica que, como asAventuras de Alice no País das Maravilhas já haviam mostrado, ajuda as pessoas a pensar bem justamente nos momentos em que o mundo se faz sentir como mais absurdo. (fonte: site IFIL NOVA)
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