Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

03 de Julho, 2014

ainda sobre o Encontro Internacional de Filosofia para Crianças e Adolescentes

joana rita sousa

 

 

Berta Miúdo Pimentel presenteou-nos com uma apresentação que nos levou a reflectir sobre a educação, a cultura e a filosofia. ficaram muitas pistas de investigação para seguir. obrigada, Berta!

 

 

 

ao abrir um dos livros do José Barrientos Rastrojo, deparo-me com esta afirmação: "a vida é um problema". Ortega y Gasset tem razão. a vida é um problema. os filósofos "gostam" de problemas, para que os possam aprofundar e esclarecer - e encontrar soluções.

 

 

 

 

eu e a Raquel Costa - membros da Comissão Científica do IV sentir pensamentos | pensar sentidos, que vai acontecer em Novembro, na Universidade do Minho, aproveitamos a ocasião para colocar ideias em ordem e para uma primeira apreciação dos textos candidatos às comunicações livres.

 

 

e eis que chegou o momento para que eu "subisse ao palco" para partilhar as minhas experiências no âmbito da filosofia para crianças e adolescentes, de 2008 para cá. seis anos cheios de aventuras, um pouco por todo o país - e pelo mundo, dado que tive o prazer de visitar Maputo e a Escola Portuguesa de Moçambique, em 2011.
obrigada aos presentes, pela paciência em me ouvir durante uma hora. espero ter mostrado como é possível lutar por um projecto no qual se acredita e no qual se envolve a família e os amigos.
e a mãe Sabel tem mesmo razão ao dizer que eu tenho ar de rapariga pequena: ao sair da sala, depois da minha comunicação, um dos presentes disse-me: «os juízos de valor são uma coisa muito tramada; quem olha para ti e se ficar só pelo que vê não diz o imenso trabalho que tens desenvolvido nesta área». obrigada, Libânio. foi dos melhores elogios da minha vida!

 

a Magda Costa Carvalho e a Gabriela Castro tiveram oportunidade de nos envolver em dois ateliers de filosofia, onde participamos numa sessão de pensamento crítico.

 

 

 

 

Fernando Bento, Manuela Morais e Raquel Costa apresentaram comunicações que tiveram a capacidade de nos contagiar e de "espicaçar" o pensamento.

não vou esquecer esta frase, de uma criança de 9 anos:

 

«a filosofia é como ideias a borbulhar numa panela de pressão, é pensar»

 

obrigada, Margarida!