adeus, 2020!
foto: Kelly Sikkema / Unsplash
"um ano atípico"
já perdi a conta aos textos sobre 2020 que iniciam com o "este foi um ano atípico" ou "este foi o ano mais terrível de sempre". sem dúvida: a pandemia mudou a nossa vida. e o que conseguimos fazer com essa mudança a acontecer nas nossas vidas?
o projecto #filocri iniciou o ano com alguns projectos de continuidade e outros pontuais. em março, os verbos "cancelar" ou "suspender" marcaram o tom das conversas entre entidades e parceiros. o confinamento assim o obrigou. como consequência deste confinamento, surgiu a #FilosofiaAoVivo no instagram e foi também nesta rede social que conheci projectos incríveis como Isto Não É Filosofia ou a Elisa Oliveira.
um ano com muita troca e diálogo
além da #FilosofiaAoVivo, levei a cabo alguns directos com convidados. #filocriCONVIDA aproximou-me de Walter Kohan, Angélica Sátiro, Tomás Magalhães Carneiro, Vítor Lima, Ana Sofia Nunes, Júlia Martins (PNL 2027), entre outros.
se quiser ouvir estas conversas, convido-a/o a visitar a IGTV no perfil instagram filocriatividade.
fui convidada para participar em vários podcasts: nalguns falei de filosofia, noutros falei de comunicação e marketing (que é a minha outra área profissional).
ainda em Janeiro, conversei com o Tito de Morais sobre filosofia e criatividade.
em fevereiro (se não me falha a memória) visitei a equipa TedXULisboa para uma conversa sem tento na língua. mais uma vez, a conversa abordou a filosofia e a comunicação (e claro, o twitter!).
em maio passei pelo "What Drives You" podcast para falar com o João Mateus sobre vários assuntos - claro que inclui filosofia!
fui entrevistada pelo BIS, para o podcast Carne Esperta. e adorei a experiência!
em novembro conversei com a Fernanda Campos sobre criatividade e filosofia, na semana em que comemorámos o Dia Mundial da Filosofia.
a visita ao Maluco Beleza, a convite do Rui Unas e equipa, foi muito divertida e trouxe pessoas novas ao meu instagram pessoal e também aqui ao blog e ao projecto.
"e ainda"
a convite do PIICIE Alijó gravei alguns vídeos sobre filosofia para crianças que pode consultar no canal YouTube. neste conjunto de vídeos há algumas oficinas pensadas para os mais novos. a saber:
no dia 17 de dezembro participei na Olimpíada de Filosofia ENTRE OS RIOS, em Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a convite da Lara Sayão, com a moderação de uma oficina de filosofia e pensamento criativo.
nesse mesmo dia estive em Cluj e Bucareste, a convite do Centrul de Cercetare in Etica Aplicata, para apresentar o meu estudo "Queres saber? Pergunta".
e agora que penso nisso... em janeiro viajei até à Universidade de Sevilha, sem sair de casa, a convite do Jose Barrientos-Rastrojo, para falar de criatividade.
pelo meio, tive a oportunidade de participar em vários eventos [online] relacionados com filosofia e com filosofia para crianças. afinal, a pandemia obrigou-nos a ficar em casa e a abrir outras portas para o mundo.
aproveitei para investir em cursos online com a SAPERE, a Dialogue Works e a Wonder Ponder e também para participar numa iniciativa da Topsy Page que incluía diálogos filosóficos semanais com facilitadores de P4C.
nos meses de verão abri as portas da Escola de Verão #filocri e migrei a oficina do Platão (que aconteceu de 2017 a 2019 no centro Ser Mais) para o online. na companhia da Elisa Oliveira, criei a #RodaDaFilosofia.
com a parceria da Bertrand Livreiros, aconteceram os Cafés Filosóficos (online) e formações como "A perguntar é que a gente se entende" e "Pensar DENTRO da caixa".
em Outubro, o Centro Cultural Malaposta acolheu uma oficina de filosofia para famílias, na minha primeira oficina presencial desde o início de março.
o balanço é positivo e o cansaço também é muito. não pelo trabalho em si, mas pela energia que teve de ser utilizada para criar e adaptar conteúdos, tudo isto em plena crise de saúde pública, sem fim à vista.
2020 foi um ano intenso. venha 2021. com SAÚDE!