Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de perguntas, para crianças / para pais e filhos | formação para professores e educadores (CCPFC) | #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de perguntas, para crianças / para pais e filhos | formação para professores e educadores (CCPFC) | #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

uma história da filosofia por escrever: aquela que junta todo o mundo na roda

 

O thaumatsen grego (o maravilhar-se, o encantar-se) é o motor que fez Tales de Mileto querer entender a arché, o princípio substancial, e, dialogando com o que percebia e sentia, propor suas ideias para a comunidade. O thaumatsen é encantamento, movimento, experiência, relação do ser que pensa o mundo, no mundo e com o mundo. Essa relação não é propriedade de ninguém, está a saltitar pelo universo, provocando a todos os atentos. Não tem nacionalidade nem paradeiro, é peregrina.

Não se trata de reivindicar aos africanos pensamentos gregos ou alemães, similitudes ou parentesco, trata-se de trazer todo mundo para roda e para dançar juntos. O bonito da Filosofia em sua historicidade é a sensação de um grande diálogo com muitos que nos antecederam e que foram questionados pelo viver e a ele responderam como puderam.

Lara Sayão no prefácio à obra de Nei Lopes e Luiz António Simas,

Filosofias Africanas, pp. 12 e 13.

 

para que haja este grande diálogo do qual falam os autores do livro Filosofia Africanas, cada um de nós tem de fazer a sua parte. como? começo por ler e por me informar melhor sobre quem são as mulheres que fizeram filosofia e não estão presentes nas cronologias habituais. acompanho o projecto Uma Filósofa por Mês ou a obra editada por Juliana Pacheco

depois, aceito o convite da Lara Sayão para conhecer a filosofia africana e compro um livro. deixo-me espantar pelas descobertas.

na história de filosofia do A. C. Grayling não abundam nomes femininos, porém há referência à filosofia chinesa, indiana, persa, árabe e africana. 

procuro o equilíbrio nos diálogos da obra An Unconventional History of Western Philosophy. 

sigo caminho. não pretendo saber tudo sobre todos, em pormenor. pretendo que a roda cresça e sem excluir os nomes clássicos, integrar outros que possam tornar-se clássicos daqui a uns tempos. 

cabe a cada um de nós trazer estes pensadores e estas pensadoras para os currículos, para as rodas de conversa, para os blogs, para os instagrams da vida. e também para a rubrica #FilosofiaAoVivo que tem estado ausente do instagram e que em breve irá regressar.

 

 

SOPHIA online network meeting 2021

sofya2021-1-1024x310.jpg

DATE AND LOCATION

This year we are inviting you to enjoy the luxury of your own home as we bring SOPHIA to you. The dates will be similar to last year, taking place over a weekend, the 10th and 11th of July 2021.

 

THEME

UNLOCKED: POST-PANDEMIC PHILOSOPHY

Critical thinking about vaccination, community cohesion after months of isolation, processing the trauma of bereavement, catching up on “lost learning”, envisioning new ways to address racial justice and the environmental crisis… or back to business as usual? As we dare to imagine a world beyond the Covid-19 pandemic, what could be the role of philosophy in what happens next?

 

CONTENT AND TIMETABLE

The meeting will be hosted online over the weekend of July the 10th and 11th, 2021. There will be presentations in the morning, discussion groups throughout the day and hopefully further opportunities for networking during the weekend. The final timetable will be confirmed in June and sent to everyone who paid membership and the ticket.

 

CALL FOR PAPERS

The call for papers deadline is Monday 3rd May

All submissions will receive a response by Friday May the 14th.

All submissions must be sent to steve@philosophy-foundation.org

 

more info at SOPHIA's website

já fez formação em filosofia para crianças e jovens?

- junte-se aos Diálogos Filosóficos [encontros de prática online]

Já fez formação em filosofia para crianças e jovens? Desenvolve trabalho nesta área? 
 
Diálogos Filosóficos [encontro de prática online] pretende criar um espaço e tempo para que os facilitadores na área da filosofia para crianças e jovens / filosofia com crianças / filosofia com comunidades possam ter a experiência da orientação de uma oficina de filosofia, num ambiente seguro.
 
Em cada encontro há um facilitador, participantes e observadores (se o facilitador assim o entender).
Estes papéis rodam entre aqueles/as que quiserem juntar-se ao grupo.
 
Próximas datas:
 
16 de Abril, sexta - 21h
30 de Abril, sexta - 21h
7 de Maio, sexta, 21h
21 de Maio, sexta, 21h
 
Inscreva-se para participar: https://bit.ly/dialogosfilosoficos
Actividade gratuita.
 
 

dialogos_filo_online.png

Diálogos Filosóficos [encontro de prática, online] é uma iniciativa da Joana Rita Sousa (filocriatividade).

Viktor Johansson - em videoconferência

IFILNOVA, FCSH NOVA, UNL

This talk is part of the FCT project "P4C-AIM Philosophy for Children and the Dawn of Moral Intuition: Values and Reasons in Rationality and Reasonability" at IFILNOVA, FCSH NOVA, UNL

Time:
*Tuesday 20.04.2021*
18:30 Lisbon, GMT / 17:30 Ponta Delgada, Açores

The meeting will take place virtually on zoom.
Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81715438903...
Password: 090781

About the speaker:

Viktor Johannsson is Associate Professor and Senior Lecturer at Södertörn University, Stockholm. The overarching theme of his research has been philosophical aspects of interactions between children and adults, especially in relation to early childhood education. That interest has mainly emerged as a work on children’s philosophy and in philosophy of education as an encounter between ethics, aesthetics, and literary theory. Moreover, he has worked on exploring methods of ordinary language philosophy on topics such as learning, philosophy of play and philosophy through play. The research has been highly influenced by philosophers such as Stanley Cavell, Cora Diamond, and Ludwig Wittgenstein, but also thinkers such as Simone Weil, Sören Kierkegaard, Iris Murdoch, John Dewey and Gareth Matthews. He has often turned to authors of children’s literature such as Astrid Lindgren, Cressida Cowell, J.K. Rowling and Tolkien; and pictures books by Sven Nordqvist, Shaun Tan, Dr. Seuss, Jimmy Liao, and Stian Hole; but also on adult fiction including works by Ibsen, Hamsun, Knausgaard, Austen, Tolstoj and Coetzee. At the moment he is exploring the possibility of letting his research meet different forms of educational practices in indigenous contexts.

Everyone is welcome!

 

170197235_3877720418984740_4935550843059348685_n.p

(fonte: facebook IFILNOVA)

conhecidos & desconhecidos

(joana) o que precisas de saber de uma pessoa para ela passar de desconhecida a conhecida?

(a.) precisas de saber o nome completo, a idade, os gostos, onde vive.

(f.) tens de saber também como é o cabelo, os olhos, se tem óculos ou não. a roupa não vale! a roupa nós mudamos todos os dias!

(joana) e podes dizer que me conheces, a.? nós só nos encontramos aqui no zoom, de vez em quando?

(b.) agora já conhecemos, joana, pois é preciso pelo menos uma oficina do Platão para te conhecer. a ti e a todos que estão aqui!

[registo de uma das oficinas de filosofia, edição confinamento, com crianças entre os 7 e os 12 anos, a partir da história do Martim]

 

a oficina do Platão acontece de forma online e destina-se a crianças entre os 7 e os 12 anos. inscrições disponíveis AQUI.

 

kelly-sikkema-CiLX4UM83qE-unsplash.jpgPhoto by Kelly Sikkema on Unsplash

Abril - mês da Criatividade

no dia 21 de Abril celebra- se o Dia Mundial da Criatividade: 

 

In 2017, the 21st of April was officially recognized by the UN as being the World Creativity and Innovation Day.

 

um pouco por todo o mundo haverá comemorações. a plataforma World Creativity Day está a ultimar o calendário e posso desde já adiantar que vou fazer parte, lado a lado com inspiradores incríveis. 

2.png

 

entretanto irei agendar alguns momentos dedicados à criatividade, nas minhas redes sociais. fique atento/a ao twitter e ao instagram

 

e se...?

- uma oficina de filosofia para imaginar possibilidades e dar razões

 

a proposta passa por pensar "e se...?", admitindo possibilidades e alternativas, por escolher entre o bom e o mau e apresentar razões para a escolha.

neste exercício os participantes na oficina do Platão, uma oficina de filosofia para crianças dos 7 aos 12 anos, tinham de "arrumar" algumas ideias no frasco das boas ideias ou no frasco das más ideias, explicando porquê. as ideias estavam escritas em cartas que seriam arrumadas num ou no outro frasco. 

 

uma curiosidade: quando escrevi a ideia "ouvir os pensamentos dos outros" pensei na possibilidade de ouvirmos o que cada um pensa, sem necessidade de falarmos. como se fosse possível "espiar" os pensamentos das outras pessoas. um dos participantes fez uma leitura muito dentro do que se pretende no diálogo filosófico: "é bom ouvir os pensamentos dos outros, para sabermos o que pensam e podermos conversar com eles sobre isso." foi a única pessoa a interpretar dessa forma o que nos fez repensar nas ideias que estávamos a considerar. 

 

nesta oficina trabalhamos habilidades de pensamento crítico e criativo, cumprindo com as regras do pensamento colaborativo: falar um de cada vez, respeitar o tempo do outro e pensar antes de pedir a palavra. 

 

(oficina adaptada para o formato online, a partir da proposta de Sarah Stanley, capítulo Creating Philosophical Thinkers, no livro Why Think?, p. 91)

no dia do livro infantil: 5 livros perguntadores

 

no dia do livro infantil reuni cinco títulos de #livrosperguntadores para partilhar consigo.

o que são #livrosperguntadores?

há muitos livros que carregam perguntas: no seu interior e até na capa.
refiro-me a livros com perguntas na capa e também livros que carreguem perguntas lá dentro.

 

eis as minhas sugestões:

 

Duck! Rabbit!, de Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld, (Chronicle Kids)

- um livro que me me faz viajar até ao filósofo Ludwig Wittgenstein e Investigações Filosóficas, para pensar na questão de percepção.

 

Barafunda, de Afonso Cruz e Marta Bernardes, ilustrado por José Cardoso (Caminho)

- um livro em diálogo que arruma e desarruma ideias em cada página.

 

Il Bárbaro, de Renato Moriconi (Gallucci)

- ouvi falar deste livro numa oficina com o Afonso Cruz e fiquei rendida à sua proposta. É um livro sem texto, para descobrir a vida do guerreiro. quem é ele? que batalha está a travar? de que lado da batalha se encontra?

 

Para que serve?, de José Maria Vieira Mendes e Madalena Matoso (Planeta Tangerina)

- pode ler-se na contracapa: “Eu sou um livro que gosta de fazer perguntas. Eu gosto mais de um mundo com perguntas do que de um mundo com respostas porque eu gosto de investigar e também gosto de confundir.” – e eis a razão para este livro constar na categoria de livro perguntador!

 

A grande fábrica das palavras, de Agnès de Lestrade e Valeria Docampo (Paleta de Letras)

- é um livro recomendado pelo PNL2027 e foi um livro que a Júlia Martins me deu a descobrir. não quero dizer muito sobre a história que é surpreendente e levanta muitas perguntas: o que fazer com poucas palavras? como dizer o mundo com palavras contadas? (de repente estou no 1984, de George Orwell, a pensar em todo aquele esforço feito pelo governo para reduzir as palavras do povo, criando a Novilíngua).

 

tem outras sugestões de #livrosperguntadores para celebrar o dia do livro infantil?

partilhe nos comentários!

 

filocriatividade: reconhecimento Chaire UNESCO

Copy of chaire unesco.png

é com muito gosto que partilho que o projecto #filocriatividade recebeu o reconhecimento por parte da Chaire UNESCO "Pratiques de la philosophie avec les enfants: une base éducative pour le dialogue interculturel et la transformation sociale".

desde 2008 que me dedico às oficinas de filosofia, para crianças e jovens, actuando nos mais diversos contextos (escolas, bibliotecas, centros de estudo).

este projecto tem-me levado a viajar pelo país, em Portugal Continental, e também na Madeira e nos Açores. em 2011 estive em Moçambique e mais recentemente em São Tomé e Princípe e no Brasil.

 

muito obrigada a todas as pessoas que se têm cruzado neste caminho e que me têm permitido crescer, perguntar, duvidar, avançar, voltar atrás e estar aqui hoje a partilhar esta notícia consigo. 

 

 

Mais sobre mim

O que faço?

Filosofia é coisa para miúdos

Fórum na Revista Dois Pontos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2011
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2010
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2009
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2008
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2007
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2006
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub