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filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

parar, pensar, escutar e dialogar - a partir de Saramago

- oficinas de filosofia na Biblioteca Municipal José Saramago, em Almada

joana rita sousa, 15.11.22

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🗓 nos passados dias 3 e 4 de Novembro passei pela Biblioteca Municipal José Saramago (Almada) para participar nas Comemorações do Centenário Saramago

👉 houve oficinas para diferentes destinatários, do jardim de infância ao ensino secundário; o ponto de partida foram obras ou pensamentos de Saramago.

👉 foram dias de diálogos intensos e comprometidos com a escuta e a construção de pensamento a partir das ideias uns dos outros.

👀 partilho uma curiosidade: ainda que os diálogos tenham sido bastante diferentes, tanto o grupo do jardim de infância como o grupo do ensino secundário partilharam uma preocupação comum: "temos de cuidar do planeta Terra" (jardim de infância) ou "devemos pensar seriamente a questão das alterações climáticas" (ensino secundário). 

 

❤️ agradeço muito às professoras que acompanharam as turmas, pelo envolvimento e disponibilidade. 

❤️ um muito obrigada à equipa da Biblioteca pelo acolhimento e pela possibilidade de colaboração nestas actividades.

comemorações do Dia Mundial da Filosofia

- 17 de Novembro

joana rita sousa, 14.11.22

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📷  Fábio Lucas / Unsplash

👉 procurei reunir algumas actividades dedicadas à celebração do Dia Mundial da Filosofia, em Portugal, e não só! 

🎉 celebremos a filosofia! 

*

 

🗓 de 16 a 19 de Novembro, em Abrantes

Festival de Filosofia de Abrantes

 

🗓 17 de Novembro, na Antena 2 (10h30 | 14h00 | 16h30)

Ana Paula Ferreira conversa sobre 3 perguntas com 3 filósofos portugueses 

 

🗓 17 de Novembro, no twitter (às 20h, hora de Lisboa) 

#ChatP4C sobre Filosofia para / com crianças e metacognição, na companhia de Roger Sutcliffe (Dialogue Works) 

 

🗓 de 16 a 18 de Novembro

The Human of the Future - evento UNESCO, em Paris

 

🗓 17 de Novembro, online (às 20h, fuso horário da Roménia) 

Cum să faci o lecție cu întrebările copiilor? (Como fazer uma aula com as perguntas das crianças?) - Faculdade de Filosofia da Universidade de Bucareste 

 

🗓 17 de Novembro, em Évora e online (às 15h, hora de Lisboa)

A Noite da Filosofia - última lição da Professora Irene Borges Duarte - informações junto do Praxis - Centro de Filosofia, Política e Cultura

 

até ao dia 30 de Novembro todas as actividades #filocriatividade têm como foco celebrar o Dia Mundial da Filosofia.

para estar a par da minha agenda, subscreva a newsletter.

 

 

 

 

 

filosofia e criatividade nos podcasts distinguidos pelo Festival Podes 2022

joana rita sousa, 14.11.22

c-d-x-PDX_a_82obo-unsplash.jpg📷  C D-X / Unsplash

👉 no passado dia 12 de Novembro realizou-se o Festival Podes, um evento que divulga e distingue podcasts nas mais diversas categorias. 

❤️ foi com muito gosto que vi o IN VITRO e O AR É DE TODOS na lista dos podcasts premiados. 

📌 tive a oportunidade e o gosto de colaborar no IN VITRO: "o podcast “In Vitro”, produzido por Maria Fernandes durante o seu estágio na secção de áudio do PÚBLICO, venceu na categoria de melhor podcast de cinema e televisão. Este podcast tem como objectivo mostrar como nascem as ideias e como elas tomam forma."

📌  em janeiro de 2021 conversei com o João Neves para o podcast O AR É DE TODOS sobre filosofia para crianças e o projecto filocriatividade, podcast que foi distinguido na categoria Questões Sociais.

 

🎧 para ouvir os episódios de podcast onde já tive a oportunidade de participar, espreite esta lista no spotify. os temas variam entre a filosofia, a comunicação, a filosofia para / com crianças e o digital. 

 

dialogar sobre a escola e a liberdade

joana rita sousa, 10.11.22

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para crianças dos 7 aos 11 anos

 

👀 conhece a história de Malala através deste vídeo.

👉 perguntas para pensar a partir da história da Malala:

Ir à escola é uma forma de ser livre? Porquê?

Se pudesses escolher entre ir ou não ir à escola, o que escolhias? E porquê?

 

👉  sugestão de actividade para pensar a liberdade 

Se a liberdade fosse um objecto, qual seria?

Porquê esse objecto?

nota: cada pessoa escolhe um objecto para simbolizar a liberdade e justifica a sua ideia. podem dialogar sobre as escolhas de cada pessoa e as razões que apresentam.

 

bons diálogos!

 

*

se aprecia os conteúdos que partilho aqui, sugiro que:

📍 partilhe o artigo com outras pessoas que possam ter interesse;

📍 subscreva a newsletter #filocri e recebe conteúdos sobre educação e filosofia para / com crianças e jovens.;

📍 participe numa das minhas formações ou oficinas - agenda disponível aqui;

📍 apoie a filocriatividade através da plataforma buy me a coffee.

 

 

filosofia para crianças em Cascais

joana rita sousa, 08.11.22

 

Observa, joga e pensa: este é o convite que as oficinas “o poder do diálogo” lançam às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dinamização está a cargo de Joana Rita Sousa, filósofa, perguntóloga e mestre em filosofia para crianças.

Estas oficinas giram em torno das propostas da filosofia visual (Wonder Ponder), onde o trampolim para o diálogo são imagens com cenas que provocam o pensamento e o diálogo. 

24 de novembro das 10h30 às 11h30
- Biblioteca Infantil e Juvenil
- com o tema “mundo cruel” [o que significa ficar de castigo?]
- inscrições: 214 815 326/7 

25 de novembro das 10h30 às 11h30
- Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta Santa Clara
- com o tema “eu, pessoa” [como sabes que não és um robot?]  
- inscrições: 214 815 418 

Público-alvo: alunos do 1.º ciclo

 

informações > 360 Cascais

Tenho um adolescente. E agora?

- programa de Sara Rodi no Canal S+

joana rita sousa, 08.11.22

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/ participação no programa “Tenho um Adolescente. E agora?” dedicado ao Pensamento.

👉 com Sara Rodi (escritora, aqui no papel de moderadora da conversa) e Francisco Gonçalves Ferreira (psicólogo fundador da Casa Estrela-do-Mar, Centro Terapêutico para Adolescentes e Famílias)

para ver ou rever online, no Canal S+

what is critical thinking and why does it matter?

joana rita sousa, 07.11.22

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what is critical thinking? 

when you search for "critical thinking" you will find different perspectives about the topic. not all of the quotes or texts you find are related to philosophy, some focus on education, others on maths, just to give you two examples.

 

bell hooks: “Critical thinking requires us to use our imagination, seeing things from perspectives other than our own and envisioning the likely consequences of our position.”

John Dewey: “Conflict is the gadfly of thought. It stirs us to observation and memory. It instigates to invention. It shocks us out of sheep-like passivity, and sets us at noting and contriving…conflict is a sine qua non of reflection and ingenuity.”

 

hooks and Dewey are two major references for people that study critical thinking in a philosophy for / with children context, just like me. these quotes highlight different things about critical thinking that are relevant when you want to create a safe place for people to engage in a dialogue. 

 

what is dialogue? 

I will invite you to take a look at a book called On Dialogue, written by Bohm:

In a dialogue, however, nobody is trying to win. Everybody wins if anybody wins. There is a different sort of spirit to it. In a dialogue, there is no attempt to gain points, or to make your particular view prevail. Rather, whenever any mistake is discovered on the part of anybody, everybody gains. It's a situation called win-win (...) a dialogue is something more of a common participation, in which we are not playing a game against each other, but with each other. In a dialogue, everybody wins. [p. 7]

Bohm wants to draw a distinction between a discussion, where we can point out the winner and the loser, and a dialogue, where everybody wins. in a dialogue opinions are considered assumptions, things that we stand for and don't bother to question or challenge. "People can't resist defending them, and they tend to defend them with an emotional charge", says Bohm on p. 8. 

a dialogue has to push us to challenge our assumptions, to go behind the assumptions and those opinions that we take for granted. 

Opinions thus tend to be experienced as "truths", even though they may only be your own assumptions and your own background. You got them from your teacher, your family, or by reading, or in yet some other way. Then for onte reason or another you are identified with them, and you defend them. (p. 10)

when you gather a group in order to engage in dialogue it's natural that those people will bring their own interests and assumptions. it would help if an experienced facilitator could help people to suspend their own judgement and to look at other points of views, to listen to each participant, to avoid taking part and to contemplate the views and see what it means. 

 

why does critical thinking matter? 

critical thinking matters because it's a tool (or a set of tools) that can help us to understand the world around us. quoting Tom Chatfield, I consider that critical thinking matters because it "means actively setting out to understand what is really going on, by carefully evaluating information, ideas and arguments - and thinking carefully about the process of thinking itself." (p. 26, Critical Thinking). 

 

are there any connections between critical and creative thinking?

yes, creative thinking gives us tools to help us to find alternatives, to explore possibilities, to work on building hypotheses that had not yet been considered. critical thinking and creative thinking mutually enrich each other in the dialogue process.

 

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can critical thinking make a difference when we try to engage people in thinking about climate change? 

it depends on our aims.  do we want to promote awareness about the topic? do we want to convince people to act?

last year I facilitated a workshop with young people (7 /12 years old) and one question came up: if the planet earth's survival is at stake, should we force people to think in a specific way? 

I'm still thinking about the question and while I think about it I try to create a space and time for people to engage in dialogue about climate change. 

critical thinking is an essential tool because it can help us to get in touch with facts and to discard fake news and misinformation. 

in my point of view, people need to understand what is really going on about climate change and to carefully evalutate information, ideas and arguments about the topic. 

climate change has been treated condescendingly by relevant people with a voice in society. there is a lot of misinformation circulating on the topic.

for me and for you it may be an obvious matter, but we can't assume that it is so. we have to open space for dialogue, share facts and reliable sources on the subject and give people the critical and creative thinking tools so they can think for themselves about the problem - and the possible solutions.

 

sources: 40 of the best crititical thinking quotes

[this article was written to support a critical thinking workshop about climate change]

procura formação na área da filosofia para crianças?

joana rita sousa, 03.11.22

formação 25h - filosofia para / com crianças e jovens

no dia 11 de janeiro de 2023 tem início uma formação de 25h (online, síncrona e assíncrona) junto da Casa do Professor:

Este curso oferece momentos de reflexão e atividade sobre a temática Filosofia para/com Crianças e Jovens. Permitirá aos educadores e professores criar momentos que permitam às crianças e aos jovens desenvolver competências de diálogo, fazendo uso de ferramentas filosóficas para o desenvolvivemnto do pensamento crítico e criativo.

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inscrições AQUI

 

👉 considere subscrever a newsletter filocriatividade para receber a agenda de formações e oficinas de filosofia no seu e-mail.

👉 além da formação, estou disponível para mentorias no sentido de o/a ajudar a navegar pelo estudo ou prática na área da filosofia para / com crianças e jovens ou até para criar um projecto para a sua escola. contacte-me através deste formulário

PENSAR - revista DÓLITÁ

joana rita sousa, 02.11.22

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❤️ a revista DÓLITÁ é pensada para crianças dos 3 aos 6 anos. é uma revista para ser vivida em família, para praticar o FALAR, o OUVIR, o BRINCAR... o PENSAR!

❤️ é com muito gosto que faço parte deste projecto e colabora na rubrica PENSAR, na companhia da Mariana Soares e do Luís Leal Miranda.

para conhecer e comprar a revista, convido-o/a visitar a DÓLITÁ!

#CentenarioSaramago: parar para pensar a partir das obras e das palavras de José Saramago

joana rita sousa, 02.11.22

👉 desde o início das comemorações do Centenário Saramago que tenho vindo a dinamizar oficinas de filosofia (para crianças e/ou jovens) inspiradas nas obras e nas palavras do escritor José Saramago. 

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estas são as oficinas que criei a partir de obras como A Maior Flor do Mundo, O Lagarto e uma edição de compilação de pensamentos de Saramago:

📍 jardim de infância e 1.º ciclo: jardim de pensamentos

📍1.º e 2.º ciclos: inventar o que já existe

📍3.º ciclo e secundário: a importância das convicções e (o ponto e) a interrogação

 

*

estas  (e outras) oficinas #filocri estão disponíveis para viajar até à sua sala de aula, biblioteca escolar ou municipal - para tal, contacte-me através deste formulário