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filocriatividade | filosofia e criatividade

>> oficinas de filosofia, para crianças, jovens e adultos >> formação para professores e educadores (CCPFC) >> nas redes sociais: #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

filocriatividade | filosofia e criatividade

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agenda #filocri em outubro

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outubro: o mês em que a hora vai mudar (no dia 31 de outubro) - porém na filocriatividade há algo que não muda neste mês: a agenda está recheada de oficinas, para crianças, para jovens e para adultos. tome nota: 

👉 o #ClubeDePerguntas está neste momento à procura de novos membros e o encontro online está agendado para 27 de Setembro;

👉 no dia 12 de Outubro tem início a formação [online] ferramentas para pensar, em parceria com a Best Care Agency;

👉 no dia 27 de Outubro tem início a formação [online] pensar antes de gostar, em parceria com a Bertrand Livreiros;

👉 cafés filosóficos [online] em parceria com a @bertrandlivreiros  (nos dias 11 e 25 de outubro);

👉 oficina presencial  na @oficina_local_carnide já no dia 16 de outubro; 

📚 o Clube de Leitura em Voz Alta #filocri (@pnl2027) também está de volta no dia 31 de Outubro. trata-se de uma actividade gratuita, para miúdos e graúdos.

👉  as oficinas do Platão e #philoteen regressam no dia 30 de Outubro, sábado;

👉 tem início a 4.ª edição da Pós-Graduação em Filosofia para Crianças e Jovens (@fchcatolica)!

 

espero poder encontrá-la/o num destes eventos. até lá? 

 

oficinas de filosofia para crianças e jovens - #filocri - 2020 / 2021

🎒 estou preparada para colocar a mochila às costas e viajar até ao jardim de infância e às escolas dos vários ciclos para levar a filosofia às crianças e jovens.

💬 neste ano lectivo as oficinas para cada um dos ciclos de ensino têm o nome de uma mulher filósofa. é uma forma de homenagear estas mulheres que ficam "de fora" das histórias da filosofia e sobre as quais considero importante falar e mencionar. 

👁 espero criar curiosidade em torno dos seus nomes e levar as pessoas a pesquisar os seus nomes, a descobrir quem são. 🙂 ainda estou a aprender quem são essas mulheres, o que pensaram, como fizeram filosofia, bem como a repensar a filosofi📧a e o modo de a fazer.

 

📧 se pretende proporcionar à sua turma uma oficina de filosofia, contacte-me via e-mail: joana@filosofiaparacriancas.pt 

 

👉as oficinas podem acontecer de forma presencial ou online síncrona. 

 

*

 

oficinas no jardim de infância

(pressione a seta no lado direito da imagem para ver em detalhe as informações sobre as oficinas) 

 

oficinas no 1.º ciclo do ensino básico 

(pressione a seta no lado direito da imagem para ver em detalhe as informações sobre as oficinas) 

 

oficinas no 2.º ciclo do ensino básico

 

(pressione a seta no lado direito da imagem para ver em detalhe as informações sobre as oficinas) 

 

oficinas no 3.º ciclo do ensino básico

 

(pressione a seta no lado direito da imagem para ver em detalhe as informações sobre as oficinas) 

 

oficinas no secundário 

 

(pressione a seta no lado direito da imagem para ver em detalhe as informações sobre as oficinas) 

filosofia para crianças - formação

- pretende levar formação na área da filosofia para crianças e jovens à sua escola ou biblioteca esc

desde 2008 que a filocriatividade desenvolve acções de formação para professores, educadores, professores bibliotecários e demais agentes educativos. nesse sentido, preparei três formações que podem viajar até à sua escola e/ou biblioteca escolar ou centro de formação.

 

que acções são essas? 

* Os porquês da palavra porquê - o que é a filosofia para crianças e jovens?

* Fazer da criatividade um hábito - mapas mentais e chapéus às cores em sala de aula

* Ler para perguntar, perguntar para ler - o que são livros perguntadores?

 

qual é a duração de cada acção?

a duração das acções é ajustada às necessidades do grupo. 

consoante a duração das acções (3h, 6h ou 9h) os conteúdos serão mais ou menos aprofundados e haverá mais ou menos possibilidade de fazer exercícios que permitam aos formandos apropriar-se das ferramentas. 

 

estas acções podem ser acreditadas junto do centro de formação?

sim, as acções podem ser acreditadas. 

 

as acções são online ou presenciais? 

as acções podem acontecer no formato presencial ou online. na opção online podemos trabalhar de forma síncrona e/ou assíncrona. é uma questão de conversarmos e ajustarmos "o fato à medida". 

 

como posso saber mais? 

basta que envie um e-mail para joana@filosofiaparacriancas.pt ou que me contacte através das redes sociais. 

 

 

 

do espanto

O thaumatsen grego (o maravilhar-se, o encantar-se) é o motor que fez Tales de Mileto querer entender a arché, o princípio substancial, e, dialogando com o que percebia e sentia, propor suas ideias para a comunidade. O thaumatsen é encantamento, movimento, experiência, relação do ser que pensa o mundo, no mundo e com o mundo. Essa relação não é propriedade de ninguém, está a saltitar pelo universo, provocando a todos os atentos. Não tem nacionalidade nem paradeiro, é peregrina.

Não se trata de reivindicar aos africanos pensamentos gregos ou alemães, similitudes ou parentesco, trata-se de trazer todo mundo para roda e para dançar juntos. O bonito da Filosofia em sua historicidade é a sensação de um grande diálogo com muitos que nos antecederam e que foram questionados pelo viver e a ele responderam como puderam.

Lara Sayão no prefácio do livro de Nei Lopes e Luiz António Simas, Filosofias Africanas, pp. 12 e 13.

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filosofia para crianças - formação online

- Academia Best Care Agency

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Se é professor ou auxiliar do pré-escolar ou 1º ciclo básico, e procura formas diferentes de estimular as suas crianças, este curso foi a pensar em si.

💡 𝐓𝐞𝐦𝐚: A filosofia enquanto ferramenta que provoca o pensamento crítico e criativo
💡 𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨: 12, 19, 26 de outubro, e 2 e 9 de novembro 2021 das 19h às 21h
💡 𝐎𝐧𝐝𝐞: Online (aulas síncronas)
💡 𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨: Criar espaço e tempo para desenvolver competências de pensamento crítico, criativo, colaborativo e cuidativo
💡 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚: Joana Rita Sousa 
💡 𝐕𝐚𝐥𝐨𝐫: 150€  (promoção por 144€ até 1 de outubro 2021) 

 

mais informações AQUI 

aproveite para conhecer o trabalho e as soluções da Best Care Agency 

pensamento que cuida

“Cuidar es una forma de pensar que tiene lugar en operaciones cognitivas tales como: buscar alternativas, descubrir, inventar relaciones o establecer conexiones entre conexiones. (…) Aquellas personas que son cuidadosas se esfuerzan constantemente para mantener un equilibrio entre la igualdad ontológica, que sitúa a todos los seres en un mesmo nivel, y las diferentes perspectivas de proporción y matices de percepción que atraviesan nuestras discriminaciones emocionales.”


Matthew Lipman, El lugar del pensamiento en la educación, p. 99

 

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pós-graduação em filosofia para crianças e jovens - candidaturas até 24 de setembro

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Este curso pretende responder às necessidades de todos aqueles que procuram uma formação especializada, certificada e acreditada pelo CCPFC na área da Filosofia para/com crianças e jovens, através do ensino de metodologias de aplicação em sala de aula. 

É ministrado em regime de b-learning, combinando aulas presenciais com aulas  online, na plataforma Moodle.

As aulas presenciais são de apresentação, explanação e consolidação de conteúdos, bem como de explicitação e avaliação das atividades realizadas online. As aulas online podem comportar videoconferências e são de natureza teórico-prática, de apresentação de conteúdos e realização de atividades de avaliação.

De acordo com a UNESCO, a Filosofia assume uma importância fundamental no sistema educativo, quer como instrumento para a cidadania e para a cultura, quer como meio essencial para o desenvolvimento de competências críticas, reflexivo-argumentativas, e de valores éticos e políticos.  

Esta pós-graduação procura contribuir com novos instrumentos de análise e ferramentas pedagógicas, por forma a que os formandos posteriormente possam passar às crianças e aos jovens os elementos indispensáveis para que estes estabeleçam pontes entre o pensamento concreto e o pensamento abstrato, imprescindíveis à compreensão e à interpretação crítica da realidade que os rodeia.

O plano curricular abrange aspetos fundamentais para quem pretende desenvolver trabalho nesta área: conhecimentos teóricos, de carácter técnico e metodológico, e também análise de casos práticos e simulações de oficinas.

Um dos troncos fundamentais do curso passa pelo contacto com textos filosóficos – e com a Filosofia em si. Desta forma, a pós-graduação proporciona a quem não tem formação na área a possibilidade de contactar com e (re)conhecer a Filosofia.

 

informações através deste link

filosofia: da prisão à revista científica

Por participar ativamen­te das atividades, Alves de­cidiu, em agosto de 2020, cursar pós-graduação em “Aconselhamento Filosófi­co”. Com apoio do docente Edson Renato Nardi, de­senvolveu o artigo “Acon­selhamento Filosófico no Cárcere: A Educação Es­tóica como Chave para a Liberdade”, que foi publi­cado em edição especial da revista Biblioteca Digi­tal de Periódicos, mantida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“O artigo foi desenvol­vido dentro das sessões de Aconselhamento Filosófico. Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas em vários países e buscam apresentar, de maneira prá­tica, diversas formas de en­contrarmos soluções para os nossos problemas, fazen­do uso da filosofia estóica como ferramenta transfor­madora. No Brasil, esse projeto oferece benefícios dentro da filosofia aplicada no dia a dia e também me motivou na escolha da mi­nha especialização”, explica. (via Tribuna Ribeirão

 

a notícia foi partilhada no facebook pelo professor Jose Barrientos Rastrojo, autor do projecto e que o desenvolve a partir de Espanha. 

 

Flávio dos Santos Alves, 32 anos, concluiu estudos em pedagogia e em aconselhamento filosófico, enquanto cumpria pena na prisão:

“Aprendi a tratar os in­fortúnios da vida de manei­ra serena e com a certeza de que tudo é mudança, que podemos nos tornar pessoas melhores e mais fortes inter­namente”, pontua Alves que, atualmente, está recluso no Centro de Progressão Peni­tenciária (CPP) de Jardinó­polis. A sua história com os estudos, porém, começou em 2016, quando ele cumpria pena em regime fechado, na Penitenciária I de Serra Azul.

 

no Brasil, o professor Edson Renato Nardi leva a cabo o trabalho da filosofia nas prisões. veja aqui esta entrevista às pessoas envolvidas no projecto, na Penitenciária I de Serra Azul SP. 

 

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100 anos de Paulo Freire

"É nesse sentido específico que Paulo Freire é um filósofo: não tanto pelas teorias ou sistemas nos quais ele busca sustentar sua prática, nem sequer pela qualidade filosófica de suas teorias ou pensamento, mas pela forma com a qual faz da sua vida um problema filosófico e de sua filosofia uma questão existencial na busca de um mundo sem opressores e oprimidos."

Walter Kohan, Paulo Freire mais do que nunca - uma biografia filosófica, p. 79

 

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assinalaram-se ontem os 100 anos do nascimento de Paulo Freire.

 

partilho consigo alguns links uteis para que possa conhecer ou revisitar o trabalho deste incontornável educador e pedagogo brasileiro:

- 10 sugestões para comemorar o centenário de Paulo Freire (porvir);

- 100 anos de Paulo Freire: veja 6 ensinamentos do educador que ainda são atuais (g1);

- entrevistas de Paulo Freire à Globo;

- episódio do podcast matéria bruta sobre Paulo Freire, com o convidado Walter Kohan; 

- documentário disponibilizado pela TV Cultura;

- Paulo Freire, 100 anos. Por que ele incomoda tanta gente?;

- Paulo Freire: 17 livros para baixar em PDF - via CPERS.

 

na livraria travessa pode encontrar os seus livros à venda. se está em Portugal, o contacto da livraria travessa pode ser encontrado aqui e o atendimento é incrível. 

 

 

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