Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

01 de Dezembro, 2011

as partilhas e as descobertas do Dia Mundial da Filosofia

joana rita sousa

no CookieMundo partilhámos conversas sobre o coração. quis saber como é que o Projecto Coração começou, o que já tinham aprendido e o que tinham aprendido sobre o coração. tudo começou com o livro O Coração e a Garrafa, tendo passado pela entrevista a uma médica, que explicou muitas coisas sobre o coração.  falamos sobre o pensar, o sentir. o coração e a cabeça. será que estão sempre de acordo? 



 


na companhia da Ana Dominguez e dos meninos da #sala4 conjugámos o verbo chapelar e aprendemos um jogo novo. o jogo das perguntas. 


foi dia de chapéu AZUL (ainda que lá fora o dia estivesse cinzento e chuvoso!). abrimos a caixa das perguntas e partilhamos perguntas. algumas «perguntas» eram ideias. e o acto de perguntar foi partilhado por todos, passando o chapéu ao próximo, pedindo ajuda. 


 no Rodafits Ginásio encontrámos os nossos amigos do Taekwondo. o projecto PhiloTKD começou em 2008 e é dos projectos de continuidade que mais gozo dão. porque as crianças revelam bastante autonomia no processo do pensar e do criar e são fãs da Filosofia.

obrigada Alexandre Lopes e Sara Prisal pelo apoio e por me considerarem «parte da mobília».
e um grande OLÁ ao David Grulha que sempre apoiou este projecto.


 uma passagem pela DaCozinha, do Chef Joe Best, permitiu-nos abrir as portas da reflexão e da partilha sobre o amor. o mote foi dado por Platão.