3 razões para nos dedicarmos à filosofia
Neste artigo partilho 3 razões para que qualquer pessoa, independentemente da sua bagagem filosófica, se dedique ao estudo, à leitura ou ao diálogo com textos filosóficos.
Treinar algumas das 10 Top Skills do futuro
Segundo um artigo do World Economic Forum, o pensamento crítico e o pensamento criativo surgem na lista das 10 Top Skills (competências) do futuro. A prática da leitura e do diálogo, sobretudo a partir de problemas filosóficos, permitem um forte envolvimento com ferramentas do pensamento crítico (identificar argumentos, resolver problemas, assinalar falácias) e do pensamento criativo (considerar e explorar alternativas). Aproveite o agora para se preparar para o futuro.
Aprender a discordar de forma cuidadosa
Creio que a maioria de nós tem a experiência da polarização do discurso: ou é preto ou é branco e tantas vezes os cinzentos não são considerados.
Além disso, fazemos uso de rótulos: catalogamos a pessoa X com o rótulo tal e, por não sermos a favor do que esse rótulo significa para nós, cancelamos essa pessoa, evitando qualquer forma de diálogo. Uma das aprendizagens que a Filosofia nos permite é a de considerar diferentes respostas para uma mesma pergunta, contextualizando a mensagem, avaliando o seu conteúdo, permitindo que possa manter o diálogo – para concordar e para discordar.
Reconhecer e evitar erros de raciocínio
Estudar pensamento crítico não nos inibe de cometer erros de raciocínio. Estes vão fazer parte da nossa vida e a Filosofia dá-nos ferramentas úteis para reconhecer e aprender algo com os erros. A procura da clareza e da simplicidade no pensamento é uma atitude que ajuda a minimizar os erros, sobretudo em decisões de grande calibre.
O que fazer para aprender Filosofia?
Para que a Filosofia faça parte da sua vida, não será necessário inscrever-se num curso de licenciatura na área – note que poderá sempre fazê-lo, mas não é condição necessária. Do que precisa mesmo é de disponibilizar algum tempo para a leitura de bons livros ou para participar num Café Filosófico. Dê prioridade à leitura e ao diálogo. Visite o canal YouTube do coletivo Isto Não É Filosofia e poderá aceder a cursos gratuitos de História da Filosofia.
artigo originalmente publicado no blog Somos Livros - Bertrand Livreiros