Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de perguntas, para crianças / para pais e filhos | formação para professores e educadores (CCPFC) | #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de perguntas, para crianças / para pais e filhos | formação para professores e educadores (CCPFC) | #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

De pequenino se torce o pepino. E a filosofia! | relatos de uma experiência de filosofia para crianças em sala de jardim de infância

este foi o poster que eu e a educadora Ana Dominguez concebemos para a Conferência/Workshop Internacional - Filosofia para Crianças e Adolescentes: uma Escola de Liberdade?, que teve lugar na Universidade dos Açores, nos passados dias 3, 4, 5, 6 e 7 de Setembro.
por motivos diversos, não foi possível marcar presença no evento, mas gostaríamos de partilhar convosco o trabalho que fizemos. a concepção gráfica do poster esteve a cargo do Mário Pires, baseado neste texto que relata a experiência da filosofia para crianças na sala da Ana

«Em 2009 o projecto filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade deu início a uma parceira pedagógica com a educadora de infância Ana Dominguez. Em cada ano lectivo Ana Dominguez evita a rotina educativa proporcionando actividades diferentes, colocando em prática o «tudo é possível, desde que o desejássemos».

Na altura, os alunos da Ana Dominguez tinham 4/5 anos de idade. Como nunca tinham ouvido falar de filosofia, demos início ao projecto através de um trabalho de casa, que os alunos teriam que fazer a par com os seus pais, irmãos ou avós. A pergunta em causa era mais assustadora do que o «Cuquedo»: O que é a Filosofia?

As reacções não se fizeram esperar e entre um «mas eles são muito pequenos para ter filosofia» e um «mas eu nem sei o que isso é», por parte dos pais, obtivemos algumas hipóteses de respostas que foram abordadas na primeira sessão de filosofia para crianças ministrada pela Joana Sousa.

A sessão foi muito enriquecedora; mesmo os meninos que não tinham levado respostas se mostraram curiosos e «adoptaram» as respostas dos colegas para reflectirmos em conjunto. Curiosa foi a observação da M. «Espero que venhas cá mais vezes fazer filosofia, para explicarmos aos nossos pais», revelando que tinha compreendido que a resposta à pergunta «o que é a filosofia?» não era fácil, tendo em conta a dificuldades dos pais em apresentar uma resposta. O G. deixou-nos uma nota de esperança: «Gosto muito das aulas de filosofia e até aprendo alguma coisa com elas.» Este «até» é maravilhoso!
O reconto do dia, na sala da Ana, é feito através da plataforma twitter. E nesse dia, as crianças tiveram a oportunidade de partilhar com os amigos do twitter aquilo que tinham aprendido sobre a Filosofia: «Filosofia é gostar de saber coisas. (T., 5 anos)», «Filosofia é o que estuda as coisas do universo, aprendi isto com a minha mãe e com a Joana. (P., 5anos)», «A Joana no final do dia contou-nos 1 história: "Porque é que eu não posso fazer o que quero?" (A., 5 anos)». E ainda: «Filosofia rima com Sofia. (T., 5 anos)».

E mais do que estas frases, recolhidas no final de um dia de intensos trabalhos filosóficos (e brincadeira pelo meio), registamos com agrado os sorrisos, os olhos que dão muitas voltas quando se pensa numa resposta e o dedo que se coloca no ar para fazer uma pergunta.»

Mais sobre mim

O que faço?

Filosofia é coisa para miúdos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2006
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D