Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

15 de Agosto, 2012

aula aberta de filosofia para crianças

joana rita sousa

 

O projecto filocriatiVIDAde tem como objectivo divulgar as metodologias da Filosofia para Crianças, bem como ferramentas do pensamento lateral. A Filosofia para Crianças surge pelas mãos de Matthew Lipman e o objectivo desta metodologia é promover as competências do pensamento crítico, criativo e cuidativo (ou ético). Pretende-se que a criança assuma o questionar como atitude investigativa. Não se ensina Kant, nem Sartre; pretende promover-se o «treino» dos «músculos do pensamento» ou, nas palavras do Samuel de 6 anos, o «treino da mente». Sem infantilizar a Filosofia, pretende-se encara-la como um exercício sério, com mais valias para o desenvolvimento dos pensamentos crítico e criativo.

 

Em parceria com o espaço Amar, apresentamos aqui a oportunidade de conhecer um pouco da filosofia para crianças e do seu percurso em Portugal.

Pretendemos dar a conhecer o curso que vai ter início em Outubro.

Traga as suas questões: esta é uma aula aberta a todos os curiosos pela filosofia para crianças. Destina-se, portanto, a Professores, Educadores de Infância, Psicólogos, Técnicos de Educação, Pais, pessoas que trabalhem na relação infantil e juvenil com fins formativos e quem tiver interesse em aprofundar este tema.

19 de Setembro (4º f)  - 20h30m - 22h


Local: Rua Braamcamp Nº 84 - 3º Esq, 1250-052 Lisboa


+ info com Constança Bettencourt: cbettencourt.psicologia@facebook.com |  96 756 1006      


conheça melhor o nosso parceiro, espaço amar


(nota: o evento é gratuito, mas está sujeito a inscrição prévia)