Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

20 de Maio, 2010

na Sala do Santiago

joana rita sousa



Era uma vez uma borboleta que estava a voar.

Veio um lobo mau e… mordeu-a! E a borboleta ficou contente (1)
E depois o que aconteceu?
O lobo mordeu outra vez! E a borboleta ficou contente!
Havia um pássaro que estava a dormir. E o lobo mordeu-o e ele acordou. E ele ficou contente.
No fim, o lobo ficou contente ou triste? Triste, porque mordeu todos.  Ficou sozinho ou acompanhado? Sozinho!



História contada, história acabada.


(1) Os meninos e meninas foram convidados a escolher se a borboleta ficava triste ou contente. Foi-lhes pedido que colocassem o braço no ar, para o contente ou para o triste. Alguns votaram nos dois estados, outros não votaram, alguns gritaram pelo meio!

NOTA: Sendo a Filosofia para Crianças um programa que acontece a partir dos 3 anos, os nossos objectivos com a visita à sala dos 2 anos não eram, de todo, dentro do paradigma de Lipman ou de Brenifier. Apenas procurámos inventar uma história, ao gosto dos meninos da sala e à medida do seu modo de olhar para as coisas.