2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil
A propósito do dia que hoje se assinala gostaria de recordar que há boas razões para que as pessoas adultas leiam livros infantis, nomeadamente o facto dessa leitura proporcionar um momento de partilha entre a criança e a pessoa adulta. Confesso que leio muitos livros infantis sozinha, no sentido de me preparar e de me inspirar para as oficinas e os diálogos filosóficos. Procuro praticar a curiosidade e disponibilizar-me para o espanto, além de me permitir um tempo específico e deliberado para viajar na imaginação.
Ainda sobre o Dia Internacional do Livro Infantil pode ler-se no blog da RBE:
O Conselho Internacional de Livros para Jovens (IBBY internacional) disponibiliza no seu portal um conjunto de materiais digitais que poderão ser inspiradores para os professores bibliotecários, docentes, pais ou todos aqueles que trabalham com crianças e promovem o livro infantil.
A IBBY decidiu que a palavra de ordem para os festejos deste dia é Imaginação, uma vez que incentivar o processo imaginativo conduzirá à compreensão mútua e a um espírito de tolerância.
Da próxima vez que requisitar um livro na biblioteca lembre-se de participar no #AgoraÉsTuALer, uma iniciativa de uma comunidade de leitores e leitoras adolescentes.
O que acontece é que (acho eu) não escrevo “para” crianças. Nem não escrevo” para” crianças. Apenas escrevo. Manuel António Pina (1999)(via RBE)
O cartaz deste ano é da autoria de Inês Viegas Oliveira.