100 ideias para professores do primeiro ciclo: questionamento
o questionamento em sala de aula é algo que poderá ser praticado sem que haja propriamente um filósofo em sala. para tal, o professor tem de se preparar e ir além da atitude pergunta-resposta, tão comum no ensino, há tantos anos.
o livro de Peter Worley é uma ferramenta útil para quem quer abrir as portas da sua sala à atitude de perguntar, de procura de alternativas, de exploração de hipóteses e de (Ta-DA!) respostas inesperadas.
muitos dos diálogos que acontecem nas oficinas de filosofia são aporéticos. são verdadeiros caminhos sem saída, tal como acontecia nos diálogos platónicos, que nos relatam a vida de Sócrates. para poder agir como os motores desse diálogo, os facilitadores devem reconciliar-se com essa aporia, com a possibilidade de não chegar a UMA conclusão definitiva. é uma situação de desconforto, pois os alunos têm o professor como alguém que diz a resposta certa, que a valida; e os professores praticam essa mesma expectativa, pois foi para isso que foram treinados, enquanto professores.
100 ideas for primary teachers - questioning está publicado na bollomsbury.