porque não te calas?
«Um dos pressupostos desse meu trabalho é que os alunos não fazem o que nós lhes dizemos para fazer mas fazem aquilo que nós lhes mostramos com o nosso exemplo que deve ser feito. E uma coisa que raramente fazemos é calar-nos e escutarmos os nossos alunos. Por um lado queremos que nos ouçam e se ouçam uns aos outros mas, por outro lado, nós próprios não lhes damos o exemplo, nós próprios não os escutamos. Somos muito bons a falar, a explicar, a justificar, a clarificar, a resumir, por outras palavras, a pensar pelos nossos alunos (foi nesse sentido que nos treinaram), mas raramente os escutamos ou se o fazemos não o fazemos de uma forma sistemática e pensada pois ninguém nos ensinou a fazê-lo e, muitas vezes, nem vemos a necessidade de o fazer.
Devido a esse vício profissional de falar demais e pensar demais não damos oportunidade aos nossos alunos que expliquem, que justifiquem, que clarifiquem, que resumam, numa palavra, que pensem.»
o texto é do Tomás (o negrito é nosso) e pode ser lido na íntegra AQUI