Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

08 de Maio, 2017

11th SOPHIA meeting - 3 e 4 de Julho, em Aveiro

joana rita sousa

 

Screenshot 2017-04-04 15.13.40.png

 

Nos dias 3 e 4 de Julho, filósofos, académicos e profissionais relacionados com a educação irão reunir-se em Aveiro, no Colégio D. José I, para a 11ª Reunião Anual SOPHIA: The European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children.

 

Filosofia para Crianças é um termo geral que abrange diferentes metodologias para envolver as crianças em diálogos de grupo, sobre tópicos filosóficos. Desde que foi criada, em 1993, a rede SOPHIA comprometeu-se a promover e a sustentar, de forma solidária, o desenvolvimento da filosofia nas escolas, pela Europa. Todos os anos, a fundação organiza uma reunião numa cidade europeia, com o objectivo de trabalhar o desenvolvimento da filosofia nas escolas, naquele país, partilhando as boas práticas com facilitadores de toda a Europa.

 

A reunião desde ano terá lugar no Colégio D. José I, em Aveiro, tendo sido acolhida por Joana Rita Sousa e Celeste Machado, do projecto filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade, Será possível aos participantes participar em oficinas e ouvir conferências levadas a cabo por académicos reconhecidos e facilitadores com prática no terreno, incluindo Catherine McCall, uma das fundadoras da SOPHIA.

 

O tema da reunião é “Questioning questioning”. As conferências e as oficinas irão explorar o tema do questionamento relativamente a tópicos como a liberdade de expressão; serão abordados aspectos metodológicos relacionados com o tipo de questões que os professores poderão utilizar em ambiente de sala de aula.

 

Emma Worley, co-CEO da The Philosophy Foundation e membro dos quadros da SOPHIA afirmou que “SOPHIA é uma organização que visa trazer uma atitude plural para a filosofia nas escolas. A reunião é uma excelente oportunidade para o treino de professores, bem como para aprender sobre práticas filosóficas na sala de aula.”

 

Joana Rita Sousa e Celeste Machado consideram que "o acolhimento da reunião em Portugal permitirá o diálogo entre os facilitadores e investigadores; constituindo-se como um momento de partilha essencial para o desenvolvimento das práticas, em torno da filosofia para crianças." Ambas as investigadoras têm vindo a realizar encontros nesta área, desde 2011: Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos. "Consideramos que a presença da rede SOPHIA em Portugal é uma oportunidade única para reforçar o diálogo entre  os professores e educadores que estão a trabalhar nesta área, em Portugal e não só." 

 

A participação na reunião está sujeita a inscrição prévia, através do link:

http://www.sophianetwork.eu/next-meeting/

 

Nota: as comunicações serão realizadas na língua inglesa. 

 

Informações: info@joanarita.eu

 

11th SOPHIA meeting

Colégio D. José I, em Aveiro

3 e 4 de Julho de 2017

 

Acolhimento:

Colégio D. José I

http://www.coldjose1.pt

filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade

http://joanarssousa.blogs.sapo.pt

 

11427670_885707831499910_3342313879759619325_n-2.p

coldjI.png